Blog Primeira Essência » Um lugar para se encontrar

Masthead header

Descanso em Cristo

Talvez você já tenha ouvido posições diferentes sobre isso, mas muitos estudos sobre a Alemanha Nazista concluem que grande parte da população alemã e até mesmo alguns oficiais de posto inferior não sabiam inicialmente o que aconteceria com os prisioneiros mandados aos campos de concentração. Eles apenas “cumpriam suas obrigações com a pátria” e não questionavam o significado de tudo aquilo. É bem possível que fosse assim mesmo, pois a imprensa sempre foi muito controlada em regimes ditatoriais.

Isso deve nos fazer refletir: existem hábitos, rituais ou tradições que você segue em sua vida sem saber o real significado? Por que você bate na madeira três vezes após falar sobre morte? Por que você não deixa os chinelos virados para baixo? Por que você nunca tomou manga com leite?

Existem muitos outros hábitos e tradições que adquirimos com o tempo. De todos ele, os mais importantes são os hábitos ligados a religiosidade. É importante conhecer o significado por trás de práticas religiosas? Por quê?

O Fundamento do Descanso

Acompanhe comigo o texto que está em Mateus capítulo 11, versos 28-30. Muitos mestres, filósofos e líderes religiosos prometeram vários tipos de “descanso”. Sobre que “descanso” Jesus estava falando aqui? (Sugestão de leitura: Apocalipse 21:3-6).

Jesus oferece paz com Deus e paz consigo mesmo. Qual seria o seu papel diante desta oferta? O que você precisa “fazer” para recebê-la? (Sugestão de leitura: João 3:16).

O Significado do Sábado

Agora, vire a página da sua Bíblia (ou do seu aplicativo) e leia o capítulo 12, versos 1-8 de Mateus.

Você já ouviu algumas pessoas dizendo que não existe mais essa história de “guardar o sábado” ou que “Jesus aboliu o sábado”? Será que foi isso que Jesus fez nesse momento? Qual a real discussão aqui: “se deve ser guardado” ou “como deve ser guardado”?

Preste muita atenção ao verso 7. Para Jesus, qual o real significado do Sábado? Era apenas uma “regrinha sem sentido” ou fazia parte de um plano maior?

Agora, reflita sobre uma coisa. No meio de uma sociedade consumista, o que significa você parar sua correria (trabalhos, estudos, etc) e dizer “agora 24 horas serão dedicadas ao meu Deus e a ajudar ao meu próximo”?

Vivendo o Sábado – Ler Mt. 12:9-14

Continue lendo o texto de Mateus, agora os versos 9-14 do capítulo 12. Uau! Jesus curou no Sábado! Ele poderia ter curado em qualquer outro dia, mas curou justamente no Sábado. Como isso nos ajuda a compreender melhor o que significa “guardar o Sábado”? É só descanso físico? É só ir à igreja? O que está envolvido aqui?

Uma última reflexão para você essa semana: Você tem se relacionado com Jesus diariamente? Se não, o que você pode fazer para melhorar esse relacionamento?

Caso você tenha dúvidas ou comentários sobre o estudo, envie uma mensagem para a nossa fanpage, ou apareça para nos fazer uma visita em uma de nossas programações:

Aos sábados, às 9h: Programa Identidade

Aos sábados, às 18h: Programa Encontros

Às quartas-feiras, às 19h30: Programa Descobertas.

Grande Abraço! Que Deus te abençoe.

Tiago Mateus
Eu sou Tiago casado com a querida Olívia. Aqui na IASD Primeira Essência fiz muitos e bons amigos, dentre eles Jesus.

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

*

*