Blog Primeira Essência » Um lugar para se encontrar

Masthead header

DTM, você já ouviu falar?

image

O corpo humano é composto por muitas articulações, que são o encontro natural de dois ossos com cartilagens e seus fluídos lubrificantes. Dentre essas articulações móveis como joelho, braços e pés, temos uma junção muito esquecida por muitos, que só a percebem quando alguns desconfortos são sentidos, e mesmo assim aqueles que o tem as vezes não conhecem o que poderia fazer ou a quem procurar! Eu falo da Articulação Temporomandibular. Essa articulação promovem os movimentos de fala e mastigação.
​Essa articulação com frequência apresenta defeitos em seu funcionamento acarretando na DTM, Disfunção Temporomandibular! Alguns sinais e sintomas mais comuns da DTM incluem:
• Dores de cabeça (muitas vezes se assemelhando com enxaquecas), dores de ouvido, dor e pressão atrás dos olhos e no pescoço;
• Estalos ou dor ao abrir ou fechar a boca;
• A mandíbula fica travada ou sai do lugar;
• Dor nos músculos da mastigação;
• Dificuldade ao mastigar ou morder, abrir e fechar a boca;
• Inchaço do rosto;
• Mudança na oclusão dentária da pessoa (a forma como os dentes superiores e inferiores se encaixam);
• Apertamento e rangimento dental diurno e/ou noturno;
• Desgastes dentais e dores de dente.
Os quais podem estar associados a uma condição física (dores somáticas ou neuropáticas) e a condições psicológicas. Como por exemplo.: Emocional, Postural, Hábitos para-funcionais (apertamento dental, mascar chicletes, roer unhas), Oclusal (em menor escala, porém, representa o encaixe dos dentes), Estrutural (anatômica ), etc.
Em muitas pesquisas observam-se que um elemento que frequentemente acompanha esses pacientes com DTM, é algum tipo de alteração emocional. Normalmente pacientes muito perfeccionistas, altamente irritados, com alteração no sono (intranqüilo), com ansiedade, depressão ou tendência a mesma, ou passando por problemas emocionais em casa ou no trabalho. Observam-se também muitos jovens em fase de concursos (vestibular, etc.) com muitas Desordens da ATM, normalmente são pacientes que desenvolvem hábitos para-funcionais como: mordiscar lápis, tampa de caneta, roer unha (onicofagia), mascar chicletes. Outras questões importantes são erros posturais (frente à tela de computadores por longo período de forma incorreta), além de dormir sempre do mesmo lado debruçado em cima das mãos.
Não existe na literatura uma forma específica de prevenção, o que podemos evitar é que esses fatores predisponentes sejam reduzidos ou eliminados. Cita-se evitar hábitos para-funcionais acima citados, posturas errôneas em frente ao computador, em situações emocionais procurar por atendimentos da área (psicólogos, psicoterapeutas, etc.), fazer exercícios físicos (caminhadas, iogas, pilates, natação, evitando musculação temporariamente, etc.) e caso você perceba sua mordida muito diferente procure um cirurgião-dentista que domine a oclusão ou especialistas na área de desordens da ATM, para saber qual a causa.

Olívia Mateus
Amo ler, escrever e trocar ideias. Sou muito feliz pois sou casada com meu grande amor, Tiago Mateus, tenho amigos fantásticos e faço parte da comunidade Primeira Essência.

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

*

*