Blog Primeira Essência » Um lugar para se encontrar

Masthead header

Expectativas vs. Realidade

Um dos assuntos que mais me intrigaram até hoje é o das expectativas. Há muita confusão e muita gente dizendo coisas diferentes a respeito. Se você me conhece pessoalmente, talvez já me ouviu repetir algumas vezes a fórmula “Felicidade = Realidade – Expectativa”. É bem fácil entendê-la: se você tiver expectativas muito altas e a realidade não for condizente, a felicidade vai ser negativa ou inexistente. Expectativas altas podem ser um problema! Ou será que são mesmo?

Ao mesmo tempo que a fórmula é verdadeira, também pode ser enganosa: você pode ser tentado a viver sempre com expectativas baixas para não não se frustrar. E isso é bem tentador hoje em dia, ainda mais no ritmo frenético que vivemos. O problema é que ao viver sem expectativas você passa a ser letárgico!

Quando falo em expectativas, o que vem à mente é sempre a esperança. Acreditar que as coisas vão ser melhores. O ser humano sem esperança entre em desespero e perde até a vontade de viver. Hoje em dia não é difícil ver gente assim. Talvez nunca em sua história a humanidade teve tanta ansiedade e depressão.

E quando eu penso em esperança, logo me vem à mente Nelson Mandela. Você consegue se imaginar aguentando 27 anos (injustamente) numa prisão? Longe da família e dos amigos? Não tenho dúvidas de que ele tinha esperança de que iria sair de lá e de que as coisas iriam ser melhores um dia.

É por isso, amigo(a), que as expectativas precisam ser altas. A esperança precisa ser grande. O começo de qualquer melhora começa quando você passa a acreditar que ela é possível. Precisamos acreditar que alcançaremos aquilo que sonhamos.

Ao longo da jornada virão várias frustrações. Muitas vezes, a realidade vai ser “menor” que a expectativa. Mas se a expectativa (ou esperança) não estiver mais alta, não teremos nem vontade de levantar, sacudir a poeira e continuar tentando. E no fim das contas, nossa jornada está fadada a isso: muita dor e infelicidade até alcançar nossas expectativas e sonhos.

Deus seja louvado porque a maior das expectativas foi prometida e será cumprida. Ele vai vir nos buscar e viveremos eternamente com Ele. Dá pra ter expectativa maior do que essa? A realidade com Cristo é sempre maior do que as expectativas e a felicidade, por isso, será garantida!

José Pissini Neto
Meu nome é José Pissini Neto. Tenho duas lindas mulheres na minha vida: a Mariana, minha esposa, e a Isabella, minha filha. Trabalho como advogado, professor e coach. Gosto muito de ler, assistir séries e de jogar no computador.

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

*

*