Blog Primeira Essência » Um lugar para se encontrar

Masthead header

Filho de Davi!

Multidões assistiram “O Hobbit”, filme inspirado em um dos livros de Tokien que continua fazendo sucesso. O criador de Hobbit e Senhor dos Anéis era um verdadeiro fã da genealogia e criou gerações de famílias. Tolkien desenvolveu uma vasta mitologia, com raças variadas: “deuses” e “demônios”, elfos, humanos, anões, hobbits, orcs e animais fantásticos. Suas histórias se desenvolvem desde a gênese do universo até o final das “eras mágicas”, quando apenas os humanos passaram a dominar o mundo. Mesmo com tantos elementos fantásticos, as narrativas deste filólogo conseguem passar ao leitor uma realidade grande o suficiente para que seja possível acreditar na existência dos fatos.
Metódico ao extremo, Tolkien compôs essa impressão de que suas obras eram “registros históricos” abusando dos detalhes, como mapas minuciosos, idiomas próprios e vivos (suas línguas evoluem no decorrer da história) e mesmo emaranhadas árvores genealógicas de seus personagens, cujas sagas das famílias se desenvolvem por séculos – às vezes milênios. A genealogia é, inclusive, um dos passatempos favoritos dos hobbits – a raça de hominídeos cujo alguns personagens protagonizam seus mais famosos livros. Alguns hobbits, como dito em O Senhor dos Anéis, tinham orgulho de expor suas composições genealógicas, listando seus antepassados, seus filhos, tios e primos de graus variados.

Qual é a importância da genealogia? Ela diz algo a você?

O autor e sua narrativa
Antes de qualquer coisa, leia Mateus 1!

  • Partindo da narrativa encontrada no texto, que evidências temos para crer que Deus está no controle da história e que ela marcha para o cumprimento dos Seus propósitos?
  • O livro começa com com a genealogia de Jesus e termina com o texto conhecido como a Grande Comissão. O que podemos aprender deste movimento temático, do particular para o universal, do filho de Davi para o Senhor de todas as nações?
  • O que aprendemos no cap 1 sobre igualdade humana e os relacionamentos?

Temas importantes do evangelho
Agora, sua colaboração começa com a leitura de Mateus 2:2 e 14-15; 5-7 e 24:14.

  • Cite 5 temas principais que marcam o Evangelho de Mateus.

Cola: Reinado de Jesus, cumprimento da profecia, evangelho do ensino, estabelecimento da igreja e 2ª vinda de Cristo.

Ficou com alguma dúvida? Mande uma mensagem pra nossa fanpage, ou apareça pra nos fazer uma visita! Segue a lista das nossas programações:
Aos sábados, às 9h: Programa Identidade
Aos sábados, às 18h: Programa Encontros
Às quartas-feiras, às 19h30: Programa Descobertas.

Apareça! Será uma alegria conversar com você sobre esse assunto!

Tiago Mateus
Eu sou Tiago casado com a querida Olívia. Aqui na IASD Primeira Essência fiz muitos e bons amigos, dentre eles Jesus.

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

*

*