Blog Primeira Essência » Um lugar para se encontrar

Masthead header

Guerrilheiros de mercado

Num mercado onde a concorrência e a especialização em publicidade se tornou algo total e altamente competitivo, ganha destaque na sociedade aquela empresa que sabe se sobressair perante outras com um baixo custo e alta criatividade em suas campanhas. Contemplando estas atuais necessidades de sobrevivência mercadológica, o Marketing de Guerrilha é uma forma que vem sendo utilizada com mais frequência nas organizações, afim de atingirem seus públicos alvo.

Os guerrilheiros – como são chamados aqueles que aderem esta atividade – são dotados d’um alto conhecimento do campo onde atuam e são capazes de surpreender o seu adversário numa ação criativa, rápida e eficaz sem gastar, por muitas vezes, nenhum centavo se quer.

Em seu princípio o Marketing de Guerrilha era utilizado pelas pequenas empresas, que visavam combater as ações dos seus principais concorrentes, porém hoje com uma sociedade munida de comunicações por todos os lados, as altas organizações começaram a se valer desta guerrilheira prática e acabam por tornar suas marcas ainda mais fortes.

As ações realizadas pelo Marketing de Guerrilha são feitas fora das mídias convencionais de forma criativa e impactante com o objetivo de surpreender e atingir diretamente o público, consequentemente geram-se conteúdos espontâneos nas mídias sociais. Existem algumas principais ferramentas que ajudam na elaboração e planejamento do Marketing de Guerrilha: Intervenção Urbana, Marketing de emboscada, Astroturfing, Flash Mob, Eventos e Patrocínios, Marketing Invisível, Marketing Viral, Relações Públicas e Land Art.

No livro “Guerrilla Marketing for the New Millenium” o autor Jay Conrad Levinson comenta sobre alguns passos que uma empresa pode utilizar para realizar uma ação de Marketing Guerrilheiro de sucesso:

  1. Encontre o que o seu produto ou serviço tem que condiz com o interesse dos consumidores e que faz você vendê-lo.
  2. Evidencie os benefícios do produto ou serviço, e apresente-os de maneira plausível e possível.
  3. Chame a atenção do consumidor para o produto e motive-o a ter uma atitude.
  4. Tenha certeza de que a mensagem é repassada claramente e que o público a entende de maneira correta.
  5. Atente para que a ação de marketing de guerrilha seja integrada com a estratégia criativa da empresa.

Com o devido planejamento, a ação de Marketing de Guerrilha pode partir de apenas uma pessoa e atingir proporções muito grandes, ganhando cada vez mais, guerrilheiros que estejam dispostos a se envolver com a proposta.

Pra quem você tem guerrilhado?

Dalton Leça
Olá, eu sou o Dalton. Um pernambucano arretado que trabalha como Analista de Negócios em Brasília e namora uma linda baiana que é médica em Campo Grande. Além de ficar claro que gosto de viajar, vale dizer que também gosto de ler e assistir um bom filme. Ah, e que fazer amigos é o que me norteia e faz feliz.

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

*

*