Blog Primeira Essência » Um lugar para se encontrar

Masthead header

Imagina… São seus olhos!

Antes de começar a introduzir o tema proposto, posso te dizer algo? – “Você é muito especial! Obrigado por ter se disposto a clicar neste link para ler o texto! Isso mostra que você é uma pessoa interessada em aprender novos conhecimentos e que se esforça para isso.”. Posso te dizer só mais outra coisa? – “Você é um ótimo profissional, sabia? Com todo esse conhecimento adquirido diariamente, sei que você faz a diferença em seu trabalho e/ou na sua faculdade. Parabéns!”.

Pronto. Neste momento você pode simplesmente aceitar e agradecer os elogios que lhe foram feitos. Difícil, não é? Por que quando recebemos um elogio de alguém a tendência é ficar sem palavras, envergonhado e se esquivar? – “Nossa, como você está bonito(a) com essa camisa nova.” – “Imagina, ela foi tão baratinha”. Sempre queremos tirar o foco de nós e justificar de alguma forma aquilo que nos foi atribuído. Mas essa exacerbada timidez pode custar a oportunidade de conhecer novas pessoas e estreitar laços.

Aceite que você é competente e fique feliz por ver sua atuação reconhecida. Diga a si mesmo como você é bom, acredite no seu potencial, sempre aceite e agradeça os elogios. Jamais utilize frases de boicote, tais como: “não é para tanto”, “nem ficou tão bom assim” ou “são seus olhos”. Para alguns estudiosos da psicologia essa diferença entre como você se enxerga e como os outros te percebem é chamada de dissonância cognitiva. Um bom exercício para que possamos alinhar estes dois pensamentos é pensar de forma mais prática e realista possível; nem sub ou superestimando suas qualidades e defeitos.

No livro bíblico de Provérbios está disposto um aconselhamento sobre os elogios. No capítulo 27 e versículo 21, diz: “O crisol é para a prata e o forno é para o ouro, mas o que prova o homem são os elogios que recebe”. Neste contexto fica evidenciado que o fato de receber elogios é algo real e minuciosamente importante, pois além do fato de aceitar o elogio, devemos administrá-lo para que a soberba não nos tome.

Que tal, à partir de agora, aceitar os elogios que nos são dados? Sorrir, agradecer, e até mesmo retribuir o elogio? No início pode até ser difícil, mas com o tempo te garanto que vai ser mais fácil, fazendo com que seus laços com as pessoas e sua autoestima aumentem exponencialmente.

Ah… e se gostou do texto, pode deixar seu comentário aqui em baixo ou nas redes sociais da Comunidade Primeira Essência. Garanto que vou ficar feliz e agradecer, até porque preciso exercitar também.

Um forte abraço para você.

Dalton Leça
Olá, eu sou o Dalton. Um pernambucano arretado que trabalha como Analista de Negócios em Brasília e namora uma linda baiana que é médica em Campo Grande. Além de ficar claro que gosto de viajar, vale dizer que também gosto de ler e assistir um bom filme. Ah, e que fazer amigos é o que me norteia e faz feliz.
  • stefany mendonza - Parabéns é sempre bom poder ouvir ou ler palavras de encorajamento…legal!!!respondercancelar

  • Everton Diamantino - Meu amigo, bom dia !

    Meus parabéns pela matéria muito interessante e motivacional.
    Quero aqui também deixar meu agradecimento pelo elogios a mim dado no início.
    Eu sou um carioca maneiro, nordestino ! Oxe! Por quê não ? rsrsrsrs
    Analista de Negócios pelo Brasil e casado com uma esposa empreendedora linda que meu deu uma filha abençoada e muito inteligente e sou pai de Everton Jr. um rapaz muito bonito.

    Um grande abraço.

    Att. Everton Diamantinorespondercancelar

  • Lauren - Excelente Dalton, parabéns meu colega!
    Bela iniciativa, confesso que me identifiquei.Isso torna a leitura mais interessante.respondercancelar

  • kleiton fernando - parabens promo pelo lindo texto a vida e feita de elogiosrespondercancelar

  • Keilla Reis - Confiar na bondade que temos, seja em nossa essencia, na individualidade ou em nossas redes.
    Exercitar a alma para os elogios é nosso foco.respondercancelar

  • Sheila Elizangela - Um elogio sempre é bem vindo a partir de agora só quero elogio.respondercancelar

  • Isa Carla - Legal, Samos entender que o elogio nos aperfeiçoa, pois aí faremos melhor.respondercancelar

  • Debhora. Ísis - Que esteja então (nossos pares e superiores!) seus olhos a contemplar o esforço daqueles que buscam no sol a pino o conforto através do elogio… quem sabe o ego mergulhe nessa ideia.

    Fugindo sorrateiramente… esse elogio eu transfiro pra mim: que sorriso bonito essa moça cor de café com bochecha gorducha tem!respondercancelar

  • Aldemiro - eita orgulho de tu!
    tão lindo e escritor.

    saudades Tinhorespondercancelar

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

*

*