Blog Primeira Essência » Um lugar para se encontrar

Masthead header

Segurança em um mundo inseguro: Resumo

Screen Shot 2015-07-14 at 16.01.24

“Se alguém pretende conhecer a Deus e ter comunhão com Ele de outra forma que não pelo conhecimento de Jesus Cristo e pela fé em Seu nome, é prova de que não conhece nem a Deus e nem a si mesmo.” (John Newton, poeta cristão)

Olá pessoal!

Como prometido, envio um roteiro de estudos/resumo da última palestra da série Como Conhecer a Deus. Vamos lá…

Novo Nascimento

Conceito: é um processo de mudança de atitude, inclinação e preferências que ocorre como consequência de uma experiência pessoal com Jesus Cristo como Senhor e Salvador. (Leia João 3, 1 João 5:1 e Ezequiel 36:26)

Como ocorre essa experiência com Cristo? Os 5 passos para Jesus:

  1. Eclesiastes 3:11 = Deus coloca o desejo por uma experiência de vida mais elevada. Tal desejo não pode ser satisfeito por nada a não ser Ele mesmo.
  2. Romanos 6:23 = Deus nos leva ao conhecimento do Plano de Salvação, o meio pelo qual Ele quer nos dar essa nova experiência.
  3. Romanos 3:10 = Deus nos conduz ao reconhecimento de que temos um problema em nossa natureza, ou seja, o pecado.
  4. Romanos 7:15-17/ Isaías 64:6 = Deus nos ajuda a compreender que não podemos produzir mudança alguma por nós mesmos. Precisamos de ajuda.
  5. Marcos 1:40 = Somos levados a uma situação de decisão. Entrega significa “dar-se por vencido”, estar disposto a perder tudo o que você é ou pensa que é para que Jesus possa produzir outra personalidade. A entrega é total.

Após isso, experimentamos o Novo Nascimento e se inicia a nossa Salvação. Leia o Salmo 40:1-2. Lembre-se que a Salvação sempre é uma ação de Deus, inteiramente gratuita. As mudanças em nossa vida são meras consequências da Salvação.

Certeza de Salvação

O conceito de Salvação está ligado a palavras-chave importantes: histórica (permeia a vida inteira do cristão) e dinâmica (o “status” de “salvo” pode ser modificado dependendo da decisão do cristão no meio do percurso). Leia Apocalipse 14:12 e Filipenses 1:6. A garantia suprema de Deus é que Ele deseja completar a obra da salvação em nós, ou seja, Ele deseja que todos permaneçam salvos. Mas essa permanência/perseverança depende muito de decisões que tomamos.

A decisão mais importante que podemos tomar após o Novo Nascimento é de Conhecer a Deus e experimenta-Lo como amigo e companheiro diariamente. Fazemos isso construindo um relacionamento com Ele. Algumas sugestões práticas que podemos seguir são: separar um tempo regular e diário para esse “contato especial”, esse momento deve ser solitário e pessoal, deve ocorrer no início do dia, deve ser feito mediante o estudo da Bíblia com o foco em Cristo e a prática da oração sincera e humilde.

Fazendo essas coisas regularmente, teremos um relacionamento cada vez mais forte com Deus. Em um relacionamento cada vez mais íntimo, sempre alguém deve mudar. Como Deus não muda, nós mudaremos. Leia Gálatas 2:20. Comportamentos e hábitos que antes cultivávamos serão transformados progressivamente.

Antes de me despedir, deixe-me sugerir alguns materiais:
– Como Conhecer a Deus, de Morris Venden;
– Desiring God, de John Piper;

Fernando Monteiro
Olá. Meu nome é Fernando. Sou médico-residente em Psiquiatria. Gosto muito de ler. Meus temas preferidos são: Religião, Filosofia, Cultura, Política e Medicina.

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

*

*