Blog Primeira Essência » Um lugar para se encontrar

Masthead header

Segurança em um mundo inseguro

Screen Shot 2015-07-14 at 16.01.24

“Agora, finalmente, estavam começando o Capítulo Um da Grande História que ninguém na terra jamais leu: a história que continua eternamente e na qual cada capítulo é muito melhor do que o anterior.” (C. S. Lewis, em As Crônicas de Narnia: A Última Batalha)

 

Salvação. Um termo que permeia toda a teologia e vida prática dos cristãos. Uma preocupação constante por todos os séculos. Irmãos se separaram tentando compreende-la. O que significa esse termo? Ele designa primariamente o que Deus faz por nós e em nós. Ao longo de toda a Bíblia, é o tema principal: Deus buscando o “perdido”. Podemos até dizer que “Salvação” é uma das características de Deus. Mas Salvação se refere a algo mais complexo do que pode ser apreendido por uma simples palavra. É um plano para resgatar a humanidade afastada de Deus e restaurar nela o propósito para o qual foi criada. Ela é, antes de qualquer coisa, um presente, pois parte do Deus perfeito e soberano a busca. Não foi Ele quem se afastou, não foi Ele quem começou a briga, não foi Ele quem deu as costas, mas foi Ele quem correu atrás, quem quis conversar e resolver o conflito.

Salvação é de graça.

Mas o maior problema começa agora: Como posso estar seguro da minha salvação? Como posso ter certeza?

Segurança. Certeza. Como ansiamos por essas coisas. E ainda mais em um mundo tão imprevisível como o nosso. Fazemos uma prova, mas não sabemos que nota tiraremos. Trabalhamos o ano inteiro, mas não sabemos se vamos ser promovidos. Gostamos de alguém, mas não sabemos se seremos correspondidos. Começamos um relacionamento, mas não sabemos se vamos nos realizar. Não temos nenhuma certeza em nossas vidas turbulentas. E o que fazermos? Nos arriscamos…

Mas seria razoável esperar que o Deus previsível, o Deus perfeito, o Deus soberano pudesse nos conceder pelo menos uma certeza? Pelos menos uma segurança? Não seria interessante que justamente no tema mais importante de nossa vida Ele concordasse em nos dar uma esperança firme? Será que temos que nos arriscar aqui também? Como obter a certeza da salvação?

Essa é a pergunta de ouro. E vamos ver o que a Bíblia nos diz sobre ela neste sábado, dia 18/07, às 9h no Espaço Primeira Essência, Rua Gonçalo Alves, 354.
Venha. Encontre uma nova experiência religiosa.

Fernando Monteiro
Olá. Meu nome é Fernando. Sou médico-residente em Psiquiatria. Gosto muito de ler. Meus temas preferidos são: Religião, Filosofia, Cultura, Política e Medicina.

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

*

*