Blog Primeira Essência » Um lugar para se encontrar

Masthead header

Técnica Pomodoro

6969282632_bc5249a9a6_b

A técnica que vou explicar se chama Pomodoro (tomate em italiano). Ela foi criada nos anos 80 pelo italiano Francesco Cirillo, que utilizava um cronômetro em forma de tomate, semelhante a esse da foto.

Funciona assim:

  • Faça uma lista das tarefas que você quer realizar;
  • Escolha a tarefa a ser realizada (pode ser aquela que você tem procrastinado);
  • Coloque o Pomodoro (ou as alternativas que vou mostrar abaixo) por 25 minutos e foque apenas naquela tarefa (ou blocos de tarefa, caso alguma das tarefas possa ser concluída em menos de 25 minutos) neste tempo, sem qualquer interrupção;
  • Trabalhe nela até o Pomodoro tocar;
  • Quando ele tocar, marque um ✓em um papel ou na lista que você colocou a tarefa;
  • Faça um intervalo curto de 5 minutos. Use o tempo pra descansar, pegar uma água, fazer uma rápida caminhada ou qualquer outra coisa que o faça relaxar;
  • Repita o processo, até completar 4 Pomodoros, quando então você poderá tirar uma pausa maior, de 20 ou 30 minutos. Use esse tempo para assimilar as informações aprendidas e descansar até a próxima rodada de Pomodoros;
  • Fica a seu critério a meta do número de Pomodoros que quer concluir por dia (algumas pessoas colocam 10, outras 15…).

A ideia dessa técnica é fazer com que você seja mais consciente do tempo que usa, eliminando eventual cansaço de ficar trabalhando horas seguidas em uma coisa só e consequentemente também evita o ceder à distrações, já que a ideia é utilizar tempos de 25 minutos focados.

Se você for usar um cronômetro comum para fazer isso, talvez fique entediado tendo que configurá-lo o tempo inteiro. Nesse link (http://goo.gl/VrxsLu), você encontra o aplicativo Tomighty para os sistemas operacionais Windows e Mac OS. Ele já vem todo configurado com o tempo de 25 minutos e as pausas de 5 e 20 minutos. É muito fácil de usar. Apenas um detalhe: ele tem um barulho incômodo com a contagem tic-tac de cada segundo, mas é fácil de configurar e tirar os sons nas configurações do aplicativo.

A técnica é tão popular que existem várias alternativas para usar também no seu smartphone. Para iPhone, você pode baixar o Pomodoro Time (https://goo.gl/9wRL62), que também tem uma versão para Mac OS. (A versão paga do aplicativo oferece a possibilidade de sincronizar a contagem dos pomodoros em todos os dispositivos.)

Infelizmente não consegui testar nenhuma versão para Android, mas uma simples busca por “Pomodoro” retorna vários resultados. Vale a pena tentar!

Espero que consiga tirar proveito da técnica e aumente sua produtividade!

José Pissini Neto
Meu nome é José Pissini Neto. Tenho duas lindas mulheres na minha vida: a Mariana, minha esposa, e a Isabella, minha filha. Trabalho como advogado, professor e coach. Gosto muito de ler, assistir séries e de jogar no computador.

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

*

*