Blog Primeira Essência » Um lugar para se encontrar

Masthead header

O cristão e a produtividade

productivity-secrets

Ser produtivo é ser eficiente. Fazer várias coisas (ao mesmo tempo ou não). Conseguir resultados. Certo? Não!

Eu mesmo pensava que ser produtivo era ser eficiente. Fazer um checklist enorme e finalizar todas as tarefas. Até que me descobri fazendo um monte de coisa desnecessária. Do que adianta ser um especialista em fazer o que não precisa ser feito? O resultado pode até ser pior do que não fazer nada.

Por isso, cheguei à conclusão de que produtividade tem a ver com eficácia (ou efetividade) e não eficiência. Fazer as coisas certas. Mas o que é certo? Pra alguns, certo é o “bem comum”, a paz mundial, a igualdade, honestidade, ser bem sucedido profissionalmente. A lista não acaba e cada pessoa tem a sua noção do que é certo.

Existem centenas de livros, métodos e cursos que ensinam as pessoas a serem mais eficazes. Mas será que é possível ser eficaz sem Deus?

Veja o que a Bíblia diz em Colossenses 1.16 (Mensagem): “Pois tudo, absolutamente tudo, acima e abaixo, visível e invisível e todas as hierarquias dos anjos — tudo começou nele e nele encontra propósito”. Se a vida não está centrada em Deus, jamais será produtiva.

Olha o que mais a Palavra dEle diz sobre produtividade:

  • Efésios 2.10 (NVI): “Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.”.
  • 1 Tessalonicenses 5:15 (NVI): “Tenham cuidado para que ninguém retribua o mal com o mal, mas sejam sempre bondosos uns para com os outros e para com todos.” 
  • João 15:5 (NVI): ”Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.” 

Ser produtivo é fazer boas obras (Ef. 2.10), fazer sempre o bem (1 Tess. 5.15) e dar muitos frutos (João 15.8). É realizar, na prática, o mandamento de amar a Deus acima de todas as coisas e o próximo como a si mesmo (Marcos 12.30-31).

Quando você quer amar e servir o próximo, começa a ser verdadeiramente produtivo. E não apenas no sentido de acumular riquezas no céu (Lucas 12.33), mas aqui na Terra também.

Isso pode até parecer um paradoxo em relação ao lucro e à produtividade. Se eu amar vou realmente lucrar mais e ser mais produtivo?

Como diz o executivo Tim Sanders, ex-CSO do Yahoo, hoje em dia “o amor é o novo ponto de diferenciação nos negócios”. Ele define amor como “promover altruisticamente o crescimento do próximo” e diz, ainda, que a eficácia “começa por genuinamente cuidar de outras pessoas, e não tratá-los simplesmente como um meio para seus fins egoístas”. Fantástico! Não é à toa que as melhores empresas são as que melhor sabem servir os seus clientes. Ser produtivo é amar e servir bem as pessoas!

José Pissini Neto

Meu nome é José Pissini Neto. Tenho duas lindas mulheres na minha vida: a Mariana, minha esposa, e a Isabella, minha filha. Trabalho como advogado, professor e coach. Gosto muito de ler, assistir séries e de jogar no computador.

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

*

*